Salvando um email em PDF no Gmail

O Gmail é um dos servidores de mensagem mais usados do globo. A razão de sua popularidade reside precisamente na abundância de funcionalidades que ele oferece. No entanto, ainda há uma função que muitas pessoas sentem falta: a capacidade de guardar uma mensagem como um documento PDF.

Embora o gmail entrar não possua essa funcionalidade de forma integrada, existem alternativas para contornar o problema e baixar mensagens enviadas ou recebidas como arquivos no formato PDF.

Tutorial para salvar um e-mail em PDF:

  1. Inicie o Correio eletrônico no seu dispositivo;
  2. Uma vez dentro, localize na sua Caixa de Entrada o e-mail que deseja salvar como PDF;
  3. Com a mensagem aberta, clique no ícone com três pontos, localizado na parte superior da mensagem, no canto direito, conforme indicado na imagem abaixo;
  4. No menu que aparece, selecione a opção “Imprimir”;
  5. A próxima janela exibirá a mensagem pronta para ser impressa. No entanto, altere a opção para “Salvar como PDF” em vez de enviá-la para a impressora conectada ao seu dispositivo;
  6. Em seguida, clique no botão “Salvar”, localizado na parte inferior da tela;
  7. Depois, atribua um nome ao arquivo e escolha o local no seu dispositivo onde deseja armazená-lo;
  8. Pronto, agora o arquivo PDF foi salvo e salvo no local designado.

Agora que você aprendeu como transformar e-mail em PDF, não é mais necessário se preocupar em descobrir como arquivar uma mensagem e exportá-la para outros aplicativos ou para salvá-la em seu dispositivo.