Métodos para Liquidar a Taxa dos Correios em Encomendas Internacionais

A prática de importação é um desejo comum para muitos indivíduos, que podem estar interessados em presentear alguém com um item exclusivo do exterior ou ampliar suas coleções com produtos vendidos a preços mais acessíveis lá fora. No entanto, é possível ser taxado pela Receita Federal – ou não – dependendo das circunstâncias.

Se a sua encomenda foi retida ao chegar ao Brasil, o site do rastreamento correios irá exibir uma notificação exigindo o pagamento de uma taxa – cujo valor depende do preço da sua compra – para liberar o produto e entregá-lo ao destinatário.

Como efetuar o pagamento da taxa dos Correios para itens importados?

Para quitar a taxa dos Correios em compras internacionais, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do idCorreios e realize o cadastro na plataforma. Por meio dele, você poderá gerenciar suas encomendas internacionais, acessando a seção “Minhas importações” no canto inferior direito da página.
  2. Após acessar essa seção, insira o código de rastreamento dos Correios no campo de busca de encomendas.
  3. Após a busca no sistema, clique no símbolo “$” para pagar as taxas e tributos e marque a caixa no canto inferior direito para prosseguir para a próxima tela. Em seguida, selecione “Concluir pagamento” para obter as informações do boleto bancário.

Também é possível pagar a taxa utilizando o aplicativo dos Correios para Android ou iOS. Após a confirmação do pagamento, sua encomenda será liberada e encaminhada para o endereço indicado.

O que acontece se a taxa de importação não for paga?

Se o usuário não pagar a taxa dos Correios dentro do prazo de 30 dias, o pacote será devolvido ao remetente, exigindo um novo envio. Por isso, é recomendável verificar o valor da tributação e avaliar se compensa comprar o item em outros países, levando em consideração o possível valor da taxa.

E então, o conteúdo foi útil para você? Se restou alguma dúvida, não hesite em comentar.