A iminente greve dos Correios, que ameaçava impactar as entregas durante a Black Friday em alguns estados brasileiros, foi cancelada. Em um comunicado conjunto, os trabalhadores da empresa revelaram que a paralisação foi suspensa após receberem uma proposta da companhia.
O anúncio da greve foi feito no dia 22, afetando regiões como São Paulo, Bauru (SP), Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão. Com as promoções da Black Friday já em andamento, a possibilidade de atrasos nas entregas preocupava consumidores e empresas, dada a relevância desse período para o comércio nacional, até mesmo os sitemas online como o busca cep.
Um acordo para suspender a greve foi alcançado no dia 22 entre os Correios e a Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), que representa os trabalhadores da empresa. Segundo a organização sindical, 12 das 26 demandas dos funcionários foram atendidas na proposta, evitando assim a paralisação durante a Black Friday.
Em nota oficial, os Correios confirmaram o encerramento da greve: “Os Correios estão operando normalmente em todo o país, com 100% dos funcionários presentes, todas as agências abertas e todos os serviços disponíveis. Cinco dos 36 sindicatos dos Correios realizarão assembleias nos próximos dias para decidir sobre uma possível paralisação parcial.”
A empresa também detalhou as medidas adotadas para garantir o pleno funcionamento dos serviços durante a Black Friday. “Pela primeira vez em 7 anos, os Correios assinaram, em negociação direta, o Acordo Coletivo de Trabalho em 2023, recuperando mais de 40 cláusulas que haviam sido extintas pelo governo anterior”, informou o comunicado.