Câmara dos Deputados instala comissão para discutir reforma política

A Câmara dos Deputados instalou nesta 3ª feira (4.mai.2021) a comissão especial que discutirá a reforma política. A principal proposta no radar da Casa é instalar o sistema conhecido como “distritão” nas eleições de deputados, que favorece a pulverização partidária.

Luís Tibé (Avante-MG) foi eleito presidente por 26 votos a zero. Não havia concorrentes. A relatora será Renata Abreu (Podemos-SP). Tanto Tibé quanto Abreu são presidentes de partidos que podem ser beneficiados caso o distritão seja implantado.

Nesse sistema, os deputados mais votados em cada Estado ganham as vagas, independentemente do desempenho das siglas, o que exige uma estrutura menor para as candidaturas.

Para a criação do colegiado, era necessário escolher uma PEC que já tivesse a sua admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A partir desse ponto foi possível criar uma comissão especial.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding:


Continue lendo no Poder 360.