Pressão sobre Biden contra vacinas genéricas de covid-19 para outros países vem até de ex-governador democrata

HOWARD DEAN, grande ex-defensor de pautas progressistas, está tentando convencer o presidente Joe Biden a rejeitar uma renúncia de propriedade intelectual especial que permitiria a produção de vacinas genéricas de baixo custo contra o coronavírus para atender às necessidades dos países de baixa renda. Atualmente, um pequeno número de empresas detém as fórmulas das vacinas contra a covid-19, limitando a distribuição em muitas partes do mundo.

“As proteções de propriedade intelectual não são a causa dos atrasos na vacinação”, afirmou Dean em uma coluna para a Barron’s no mês passado. “Todas as fábricas de medicamentos no planeta que são capazes de produzir vacinas contra a covid-19 já estão fazendo isso.”

“Criar um novo medicamento é uma proposta cara”, escreveu Dean. “As empresas nunca investiriam centenas de milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento se os rivais pudessem simplesmente copiar suas fórmulas de medicamentos e fazer suas versões genéricas.”

<!– BLOCK(newsletter)[0](%7B%22componentName%22%3A%22NEWSLETTER%22%2C%22entityType%22%3A%22SHORTCODE%22%2C%22optional%22%3Atrue%7D)(%7B%7D)

Continue lendo no The Intercept.