Observatórios da imprensa como meta fact checking de notícias, por Carlos Castilho

do objETHOS Observatórios da imprensa como meta fact checking de notícias por *Carlos Castilho 

No momento, dois fenômenos ganham relevância no campo da observação crítica da imprensa: a redefinição dos processos e objetivos dos observatórios, paralelamente ao crescimento da onipresença das fake news. O objetivo deste texto é explorar a possibilidade dos observatórios da mídia também passarem a exercer uma checagem dos processos de verificação de credibilidade de notícias, executados por veículos de comunicação e grupos de pesquisas. Noutras palavras, um meta fact checking, ou checagem da checagem de notícias.

A consolidação do processo de digitalização e a globalização da comunicação jornalística via internet estão levando ao limite a capacidade do jornalismo convencional atender às demandas de produção, processamento e disseminação de notícias. Além das TICs terem precipitado uma defasagem no modelo de negócios da imprensa tradicional, as redes sociais passaram a ocupar um espaço cada vez maior no fluxo de circulação de informações no mundo inteiro.

Esta dupla pressão sobre o

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